O pesquisador do CEPEDI e mestrando da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Bruno Mello Correa de Barros, participou do XXIV Congresso Nacional do CONPEDI, que realizou-se de 11 a 14 de novembro, em Belo Horizonte – MG.
O mestrando teve 2 artigos científicos aprovados, os quais apresentou no evento, representando o grupo de pesquisa ao qual integra e o Programa de Pós-Graduação em Direito do qual faz parte na linha “Direitos na Sociedade em Rede”.
O artigo intitulado “A Sociobiodiversidade e o Desenvolvimento Sustentável no Paradigma Contemporâneo: Um Olhar sobre o Princípio da Proteção Integral e o Direito da Criança e do Adolescente na Questão Ambiental” foi confeccionado em parceria com a pesquisadora Daniela Richter, a qual é professora do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA e da Faculdade Metodista de Santa Maria e Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
O outro ensaio devidamente aprovado e apresentado tem como título “A Inaplicabilidade do Marco Civil da Internet pelos Tribunais Federais: Análise de Julgados envolvendo Tutela do Princípio da Privacidade dos Usuários da Rede”, o qual fora idealizado e elaborado em co-autoria com a mestranda em Direito do PPGD-UFSM Clarissa Lovatto Barros, a qual é pesquisadora do Núcleo de Direito Informacional – NUDI da UFSM.
O CONPEDI consiste no maior evento jurídico e científico destinado à Pós-Graduação no Brasil, vez que dos 2.216 artigos recebidos através do sistema Publica Direito – plataforma que permite a submissão online e distribuição dos trabalhos aos avaliadores pelo método Double Blind Review – 1.732 foram aprovados. Alguns Grupos de Trabalho precisaram ser duplicados para dar conta do expressivo número de artigos.
O evento encerrou-se anunciando que as edições de 2016 acontecerão em Brasília e Curitiba, respectivamente.