Renata Cruz
renatalscruz@gmail.com
Rodrigo Job
rodrigojobm@gmail.com
A internet cada vez mais integra o cotidiano de milhares de pessoas ao redor do planeta, possibilitando maior integração entre países, troca de informações, conteúdos e ampliação de mercado.
Com isso, a crescente utilização da internet flexibilizou as barreiras geográficas, entretanto, o acesso ao ambiente virtual não é disponível a todos, tendo em vista que uma grande parcela da população mundial é excluída digitalmente. No Brasil, por exemplo, conforme dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), cerca de 30 milhões de domicílios brasileiros das classes C e D não possuem acesso à internet.
Dessa forma, pensando nisso, a corporação Google, desenvolveu o Projeto Loon, que visa difundir o acesso à internet no mundo, facilitando e minimizando os custos. Tal projeto caracteriza-se pela utilização de balões na atmosfera, que funcionam como satélites sustentáveis, através das correntes de ar, esses balões atingem altura duas vezes mais alta que a de um voo internacional, por exemplo, possibilitando a conectividade com a internet para inúmeras regiões do globo, onde o acesso era limitado devido a questões comerciais, bem como naturais.
A ideia é utilizar os balões com as funcionalidades de uma torre, que emite sinal de internet 4g para o chão, possibilitando a conectividade, isso ocorre devido a tecnologia utilizada pela Google com a parceria de empresas de telecomunicações locais, que geram o sinal a população de forma gratuita.