Renata Cruz
renatalscruz@gmail.com

Rodrigo Job
rodrigojobm@gmail.com

A internet cada vez mais integra o cotidiano de milhares de pessoas ao redor do planeta, possibilitando maior integração entre países, troca de informações, conteúdos e ampliação de mercado.

Com isso, a crescente utilização da internet flexibilizou as barreiras geográficas, entretanto, o acesso ao ambiente virtual não é disponível a todos, tendo em vista que uma grande parcela da população mundial é excluída digitalmente. No Brasil, por exemplo, conforme dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), cerca de 30 milhões de domicílios brasileiros das classes C e D não possuem acesso à internet.

Dessa forma, pensando nisso, a corporação Google, desenvolveu o Projeto Loon, que visa difundir o acesso à internet no mundo, facilitando e minimizando os custos. Tal projeto caracteriza-se pela utilização de balões na atmosfera, que funcionam como satélites sustentáveis, através das correntes de ar, esses balões atingem altura duas vezes mais alta que a de um voo internacional, por exemplo, possibilitando a conectividade com a internet para inúmeras regiões do globo, onde o acesso era limitado devido a questões comerciais, bem como naturais.

A ideia é utilizar os balões com as funcionalidades de uma torre, que emite sinal de internet 4g para o chão, possibilitando a conectividade, isso ocorre devido a tecnologia utilizada pela Google com a parceria  de empresas de telecomunicações locais, que geram o sinal a população de forma gratuita.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s