No dia 14 de agosto de 2018 o Centro de Pesquisas em Direito e Internet – Cepedi retomou suas atividades de pesquisa do 2º semestre de 2018. Para abertura do semestre o grupo realizou um evento aberto ao público com a palestra inaugural “A democracia na sociedade em rede”, ministrada pela Coordenadora Adjunta do grupo, Professora do Curso de Direito da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Direito da mesma instituição, Dr.ª Nina Trícia Disconzi Rodrigues.

Na ocasião a palestrante propiciou reflexões sobre a mais recente obra do escritor Manuel Castells, referência de pesquisas na área de sociedade em rede, a qual leva o título “Ruptura: A crise da democracia liberal”, lançado no final de 2018 pela editora Zahar. Dentre os diversos pontos abordados pela palestrante debateu-se a crise da democracia liberal no século XXI e seus efeitos políticos nos mais diversos cenários mundiais, especialmente o fenômeno da eleição do Presidente Donald Trump nos Estados Unidos e do Presidente Emmanuel Macron na França.

Além da presença dos membros do grupo de pesquisa, o evento também contou com a presença de alunos da graduação do Curso de Direito da UFSM e dos mestrandos do Mestrado da instituição, os quais acompanharam atentamente a explanação da palestrante e ao final tiveram a oportunidade de formular questionamentos sobre os desafios na democracia na sociedade em rede.

 

cepedii

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s