Na tarde do dia 22 de março, a pesquisadora Carlise Clerici Dieminger realizou a defesa de sua dissertação, intitulada “Democracia participativa: ciberfeminismos contra a violência sexual e seus reflexos na biopolítica”. Composta pelos doutores(as) Nina Trícia Disconzi Rodrigues (orientadora, UFSM), Vera Lucia Spacil Raddatz (UNIJUÍ) e Rafael Santos de Oliveira (UFSM), a banca aprovou o trabalho com elogiosas recomendações para que fosse publicado.

Trata-se de um estudo sobre o desenvolvimento da participação democrática na Sociedade em Rede, delimitado a uma investigação sobre a possibilidade de prosperar-se essa participação através de ciberfeminismos brasileiros em combate à violência sexual sofrida pelas mulheres na atualidade. Partiu-se de impasses e desafios à democracia representativa e, por consequência, da indispensabilidade de progredir a participação popular para se tolher retrocessos e opressões sociais, como as referentes às agressões sexuais.

Utilizando-se do método hipotético-dedutivo de Karl Popper, falseou-se a hipótese afirmativa ao questionamento “poderiam ciberfeminismos contrários à violência sexual refletirem na biopolítica e auxiliarem, por conseguinte, no desenvolvimento da democracia participativa?”. Ao final, restou corroborada a conjectura proposta: todas as manifestações analisadas repercutiram positivamente na biopolítica. Suas pressões culminaram, especialmente, no impedimento da votação em plenário do Projeto de Lei 5069/2013, opositor aos já escassos direitos de proteção sexual; na cassação do mandato de Deputado Federal de Eduardo Cunha; bem como na criação da Lei nº 13.718/2018, que tipificou os crimes de importunação sexual e de divulgação de cena de estupro.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s