A pesquisadora Luiza Berger von Ende foi premiada na distinção dos 40 melhores trabalhos da Jornada Acadêmica Integrada da UFSM de 2019 pelo trabalho “A discriminação feta pelo algoritmos: a desigualdade de gênero na experiência feminina na internet”, sob a orientação do prof. Dr. Rafael Santos de Oliveira e com coautoria de Giovanna Cabrera Bettega, Laura Dalcin Rossato e Luiza Londero Druzian. Esse trabalho, feito aqui no CEPEDI, foi apoiado também pelo programa FIPE Sênior. Por questões sanitárias, neste ano não será possível realizar a cerimônia institucional da certificação das obras premiadas, mas o trabalho será publicado na Revista Brasileira de Iniciação Científica – RBIC como parte da premiação.

O problema da pesquisa destacada pergunta-se: de que forma os algoritmos direcionam a experiência feminina na internet e como eles reproduzem conceitos machistas e sexistas do mundo físico no mundo digital? Assim, o trabalho tem por objetivo identificar a reprodução de compreensões desigualitárias dos algoritmos em relação às mulheres, verificando padrões, suposições e direcionamentos feitos a elas sob a ótica constitucional da igualdade – ou, neste caso, desigualdade – de gênero. No desenvolvimento da obra, mostram-se diversos exemplos reais em que os algoritmos já ferem este direito fundamental: quando estas tecnologias direcionam anúncios que reproduzem sexismo, quando falham em reconhecer vozes de mulheres, quando discriminam mulheres em seleções de emprego, quando não reconhecem rostos de mulheres negras e também quando exibem anúncios de empregos menos remunerados às mulheres em função exclusiva do gênero.

Os debates, leituras e estudos feitos no grupo incentivaram o aprofundamento e a construção de ideias e pesquisas frutíferas sobre os temas da tecnologia e do direito, entre eles os algoritmos e seus impactos no mundo jurídico. Hoje, o grupo já trabalha a questão algorítmica relacionada à democracia, às fake news, à liberdade e também à educação, com obras extensionistas, sem contar outros direitos e garantias fundamentais.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s